O Rio Grande do Sul receberá 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número é maior que o previsto pelo governo do Estado, que era de 100 mil. Conforme a pasta, o Ministério da Saúde confirmou que as doses devem chegar em solo gaúcho na manhã deste domingo. A previsão é que o voo G32302 desembarque às 9h35min no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Nesta sexta-feira, o voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30min no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.
Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado
DISTRIBUIÇÃO
Assim que chegarem à Porto Alegre, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES). Lá, serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
O próximo passo é o envio dos lotes pelas coordenadorias aos municípios. A divisão será de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários. A distribuição das doses de vacina por município será consolidada entre segunda e terça-feira. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.
Santa Maria poderá receber até 6,1 mil doses de vacinas nos próximos dias
Assim como aconteceu com as 341,8 mil doses da vacina Coronavac, o Estado prevê a logística de distribuição com transporte aéreo e rodoviário.
As 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, a maior parte trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.
*Com informações do Governo do RS